Sunday, August 26, 2007

"Focus on Bossa Nova" - Review by Tárik de Souza

http://64.233.169.104/search?q=cache:JHHYUkC08toJ:cliquemusic.uol.com.br/artistas/artistas.asp%3FStatus%3DDISCO%26Nu_Disco%3D8950+%22Arnaldo+De+Souteiro%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=5&gl=br

Mais uma antologia (não lançada no mercado brasileiro) para fazer salivar os caçadores de raridades e espumar de ódio os mercadores de relíquias. O produtor Arnaldo DeSouteiro (o mesmo das anteriores A Trip to Brazil e Brazilian Horizons) pescou algumas pérolas de rara obscuridade como a gravação de Fora do Tempo, da dupla Marcos e Paulo Sérgio Valle em início de carreira, em 1964, pelo desconhecido Marcos Moran num arranjo espetacular de Eumir Deodato com um timaço de sopros (Maciel, Pedro Paulo, Maurilio, Raul de Souza, J.T.Meirelles, Aurino Ferreira). O cantor é fraquinho, mas o acompanhamento... O oposto ocorre em Minha Saudade, gravação pioneira deste clássico de João Donato letrado por João Gilberto com a esplêndida Alaíde Costa secundada por um arranjo ainda "quadrado" (como se dizia na época) do maestro Carioca em 1959, já no ano de implantação das inovações da bossa.

Outras raridades: Flora Purim sob arranjo de Luiz Eça mandando Preciso Aprender a Ser Só (outra da dupla Marcos e Paulo Valle) acompanhada por Dom Salvador (piano), Gusmão (baixo) e Dom Um (bateria), Rosinha de Valença (violão) e J.T.Meirelles (flauta) e mais Johnny Alf numa insuspeitável versão em inglês de O Barquinho (Little boat). E ainda: o Trio 3D, cartão de visitas do pianista Antonio Adolfo (mais Carlos Monjardim, baixo, e Nelsinho, bateria) na jazzistica Só Tinha de Ser Com Você (Tom Jobim/ Aloisio de Oliveira), em 1965, com sopros arranjados por Eumir Deodato, além do grupo Samba SA, de Mário Castro Neves (numa linha Sérgio Mendes com duas cantoras à bordo) em Nanã, de Moacir Santos.

Querem mais? Tem Raul de Souza (o Raulzinho do trombone da bossa), em 1965 quebrando tudo ao lado do Sambalanço Trio (Cesar Camargo Mariano, piano, Humberto Clayber, baixo, Airto Moreira, bateria) em À Vontade Mesmo e um outro João Gilberto (conterrâneo, inclusive) Walter Santos, no seu suingadíssimo Samba pro Pedrinho, com um tal de Hermeto Pascoal sobrevoando na flauta. Há outras faixas menos miúras como a inevitável Garota de Ipanema revisitada por Gal Costa, em 1999, Mas Que Nada pelo Tamba Trio, um pot-pourri de clássicos jobinianos pelo trio do baterista Milton Banana e o próprio Jobim com Miúcha decolando desde a introdução no candomblé em parceria com Caymmi no Samba do Avião. Bossa do fundo do baú e do alto do pódio. (Tárik de Souza, 2001)

No comments: