Tuesday, August 28, 2007

"Another Feeling" - Ziriguidum review



Artigo publicado no excelente website "Ziriguidum", de Beto Feitosa

Encontro afinado de culturas
Novo CD junta o brasileiro Thiago de Mello com o americano Dexter Payne
por Beto Feitosa


"Chega ao Brasil o CD Another feeling, que marca o encontro do percussionista e compositor Thiago de Mello com o sax e o clarinete do americano Dexter Payne. O disco é um projeto idealizado pelo premiado produtor de jazz Arnaldo DeSouteiro para seu selo JSR. Já lançado nos EUA e na Europa, chega ao Brasil colecionando elogios da imprensa especializada.

Na carona do CD os artistas também aumentaram a coleção de prêmios. Thiago foi eleito o quarto melhor percussionista e o décimo melhor compositor de 2006, e o Dexter Payne ficou em oitavo como clarinetista, na votação da prestigiada revista DownBeat em dezembro. Com tanta repercussão, o produtor fez questão de manter o mesmo padrão gráfico no lançamento brasileiro, que ainda ganhou nova masterização. Caprichos que a obra merece.

Thiago assina todas as composições, sendo No wolf at the door em parceria com Dexter. Além de sua percussão, foi também a capacidade de criação que chamou atenção de Arnaldo quando conheceu Thiago, nos anos 80, apresentado por Luiz Bonfá. Desde que voltaram a se encontrar em 1991, Arnaldo vem produzindo os álbuns de Thiago, e o mais recente resultado dessa parceria é o trabalho de Thiago com Dexter Payne.

A dupla ainda tem a participação especial da cantora Ithamara Koorax. Diva brasileira do jazz reconhecida no mundo, Ithamara sola sua potente voz em quatro das treze músicas. Seu canto límpido vai ao encontro da dupla em An evening prayer, na faixa-título, The exile song e na recriação abrasileirada do spiritual Swing low, sweet Charlot.

A percussão de Thiago revela o molho único brasileiro em músicas como Tal como vinho, What about that, Too good notes e Mar aberto. Aproximando sua arte de seu país, o músico que há 40 anos está radicado nos EUA, vem se apresentando com maior regularidade em solo nacional, já tendo passagens por Manaus, Olinda e Rio. Além da percussão "orgânica", Thiago toca violão e piano em Another feeling.

O disco de Thiago de Mello e Dexter Payne comprova o fascínio dos músicos americanos com a magia da composição brasileira. O calor tropical de um país que criou a bossa nova ainda tem muito o que trocar e acrescentar ao jazz feito no primeiro mundo. Another feeling é mais um grande exemplo, mais um motivo de orgulho para o país que é do futebol e da cachaça, mas também é do samba, da bossa e do jazz".

No comments: