Friday, August 31, 2007

Anna Ly's bio on SitesFaction


http://www.sites-faction.mus.br/Biografias/Anna%20Ly.htm

Anna Ly

Nativa de Belo Horizonte, a cantora e contrabaixista Anna Ly sempre esteve às voltas no território das artes, pois em sua adolescência já estava envolvida com música, teatro e dança. Mas a música sempre foi a primeira opção: aos onze anos estudava piano com Stella Malheiros. O teatro e a dança foram importantes mais tarde, dando mais qualidade à artista em seus shows a apresentações.

Em sua formação de contrabaixista, Anna teve mestres como Yuri Poppov e Ivan Corrêa; como cantora aprendeu canto lírico e popular nas melhores escolas de beagá e como compositora, foi aluna de Yan Guest (composição, arranjos e harmonia) e Tomás Improta (piano e harmonia) e Mauro Rodrigues (improviso).

A carreira de baixista decolou primeiro nas asas do rock Brasil, trabalhando com artistas como Bauxita, Samuel Rosa e Júnia Lambert. Quando decidiu ser cantora, depois de primeiro passar pela fase cover de Rita Lee, começou a desenvolver projetos mais pessoais como o “Mademoiselle chant les Blues” (1996), “In Concert” (1999) e “Explicatrix” (2003).

O primeiro cd, “Panapaná” (2002) representou uma síntese de todo esse trabalho anterior, voltado para um pop lírico e criativo, obtendo boas repercussões no cenário internacional. Os destaques foram as canções “Pra te interpretar” e “Lunares”. Encerrada essa fase, Anna passa a se interessar mais pelo jazz e montou com o guitarrista Marcos Garcia e o baterista Quinho Neiva um trio que fez várias apresentações nos melhores jazzclubs da cidade. O resultado desse trabalho foi a gravação de um cd de jazz no final de 2004.

Em 2005, junto com o violonista Márcio Correia Anna desenvolveu um projeto em comum voltado para a bossa nova. Com a ajuda da professora de canto Fernanda Martins e as bênçãos de João Gilberto e Gaudêncio Thiago de Mello, Anna entrou no estúdio junto com Márcio para gravarem “What a wonderful Bossa World”, sob a direção do produtor Arnaldo DeSouteiro, também dono do selo JSR. O cd já está pronto e tem lançamento no Brasil previsto para fevereiro e março de 2006.

No comments: